sábado, 12 de julho de 2014

Os diversos tempos da Copa do Mundo


Um gol marcado às 15h31 no Rio de Janeiro é comemorado em Los Angeles às 11h31; em Paris, às 20h31; em Hong Kong, às 2h41 do dia seguinte – embora todos gritem ao mesmo tempo
Enquanto evento internacional, a Copa nos faz lembrar dos fusos horários existentes no mundo
A Copa do Mundo de futebol tem apelo internacional e, por isso, é transmitida pela TV em tempo real para todos os países do mundo, com bilhões de espectadores e outros tantos bilhões de dólares em direitos de exibição e em contratos de publicidade.
A transmissão ao vivo via satélite de um evento global lembra que o nosso planeta é dividido em fusos horários, a fim de minimizar os problemas com as diferenças de horários, ainda mais num mundo cada vez mais globalizado. Como você se lembra, em razão do movimento de rotação, sempre em um lado da Terra é dia, enquanto no lado oposto é noite. Portanto, tempos diversos coexistem. Em algum lugar do planeta, enquanto você almoça, há alguém jantando. São ao todo 24 fusos, cada qual equivalente a cada hora do dia. Por isso, uma vez que a transmissão dos jogos de futebol é simultânea, aqueles torcedores que quiseram acompanhar as partidas a distância, em outro país, tiveram de assisti-las no horário local.
Por isso, na Copa de 2002, que aconteceu na Coreia do Sul e no Japão, os brasileiros assistiram aos jogos pela manhã ou mesmo durante a madrugada, por causa da grande diferença de fuso horário entre o Brasil e aqueles países.
Neste ano, as partidas começaram às 13h, às 15h, às 17h ou às 19h, no horário de Brasília. Estes foram escolhidos para que a maioria dos telespectadores do globo pudesse ver os jogos ao vivo. Os torcedores do México, por exemplo, acompanharam as partidas com duas horas de diferença para menos, isto é, às 11h, às 13h, às 15h e às 17h. Já os japoneses, com 13 horas de diferença para mais, à 1h, às 3h, às 5h e às 7h do dia seguinte, fazendo bastante silêncio na torcida!
 Os diversos fusos horários do planeta
Agora faça uma pausa e tente descobrir, pesquisando na internet, em que horários os torcedores na Alemanha viram os jogos. Acertou se você calculou 18h, 20h, 22h e meia-noite. Qual é a diferença de horário entre Brasília e Berlim?
Mesmo sem sair do Brasil, podemos sentir essa diferença. Os estádios dessa Copa localizados em dois fusos horários diferentes – a Arena Pantanal, em Cuiabá, no Mato Grosso, e a Arena da Amazônia, em Manaus, no Amazonas – estão na área do Brasil que está uma hora atrasada em relação ao horário de Brasília, que, por sua vez, vigora nos estados onde estão localizados os outros dez estádios que sediaram jogos.
O que quer dizer que, embora a maioria dos brasileiros tenha, por exemplo, assistido ao jogo entre Itália e Inglaterra a partir das 19 horas, o árbitro apitou o início da partida às 18 horas nas terras manauaras. E o contrário também é verdadeiro: os habitantes de Manaus viram os demais jogos sempre com uma hora de antecedência no horário local.
A próxima Copa do Mundo será realizada na Rússia, em 2018, em onze cidades-sede localizadas em três zonas de fusos horários diferentes. Se a Fifa mantiver os mesmos horários locais da Copa deste ano, considerando esses fusos horários russos, as partidas exibidas pelas emissoras brasileiras terão início entre as 5h e as 14h. Como se vê, a torcida vai começar logo cedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário