sábado, 5 de julho de 2014

Curiosidades sobre o chocolate



O chocolate é um alimento rico em nutrientes e muito adorado, pois além de ser gostoso, ao ingeri-lo, a pessoa se sente bem. Isso ocorre porque o chocolate tem um aminoácido chamado triptofano, que estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina. 
Os neurotransmissores são substâncias que são liberadas pelos neurônios que estão no sistema nervoso central. A serotonina é um neurotransmissor que causa a sensação de bem estar, que nos faz ficar feliz. Quando uma pessoa está com depressão, por exemplo, há a diminuição na quantidade de serotonina no cérebro e os antidepressivos, que são medicamentos usados para tratar a depressão, aumentam essa quantidade de serotonina. 
Então, o chocolate pode ser usado para diminuir a tristeza e quando a pessoa ingere esse alimento sem estar triste, ela se sente bem. Além disso, o chocolate ainda é um alimento que contém muitas outras substâncias, como os açúcares, também chamados de carboidratos, os peptídeos (que são pequenos fragmentos de proteínas), os flavonóides, as metilxantinas etc.

Os chocolates contêm triptofano
O chocolate é gostoso porque possui mais de 500 substâncias que contribuem para seu aroma. Ao comer um chocolate, essas substâncias, que são voláteis, são percebidas pelos receptores presentes no nariz. Os receptores presentes no nariz enviam mensagens ao cérebro, que detecta essa mensagem como o aroma do chocolate. Um único chocolate possui substâncias com grupos funcionais álccis, aldeídos,cetonasésteres e éteres que contribuem para o seu sabor característico.
A cor escura dos chocolates amargo e ao leite se deve à chamada reação de Maillard. Essa reação foi descrita no início do século passado por Louis-Camille Maillard. Ela ocorre entre um carboidrato e um aminoácido e os produtos formados são as melanoidinas, que possuem cores escuras. A mesma reação ocorre quando se assa um frango ou durante a fabricação do doce de leite. Os produtos formados, além de possuírem cores escuras, ainda conferem os aromas característicos a esses alimentos. Essa reação não é feita durante a produção do chocolate branco, que é feito a partir da manteiga de cacau.

A serotonina é um neurotransmissor, relacionado com a sensação de prazer
Independentemente do chocolate que você for comer na páscoa, saiba que ele terá muitas substâncias que são boas para o seu organismo e lhe causarão muito prazer. Mas cuidado para não exagerar, pois o chocolate, embora seja um alimento funcional, em excesso pode engordar e até mesmo provocar sintomas indesejáveis, porque tem muitas gorduras e carboidratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário