domingo, 22 de junho de 2014

Darpa estaria desenvolvendo chips que podem implantar ou apagar memórias

Um chip no cérebro capaz de implantar e remover memórias é a possível nova tecnologia da Darpa para mentes humanas no futuro. A agência militar norte-americana, segundo a imprensa internacional, já estaria desenvolvendo primeiras unidades do pequenos produtos, que podem ser bastante polêmicos.
Chip criado pela DARPA pode inserir memórias falsa no cérebro (Foto: Divulgação/IBM)Chip criado pela DARPA pode inserir memórias falsa no cérebro (Foto: Divulgação/IBM)

Os cientistas acreditam que possa estar começando uma “era dourada” nesse campo. Apesar de parecer um pouco assustadora, a ideia pode ser útil para o tratamento de várias doenças, especialmente relacionadas a depressão, vícios e ansiedade.
“Eles parecem estar a todo vapor neste tipo de tecnologia. Querem implantar chips nos cérebros. Seria como uma prótese. Ao invés de mover o seu braço, você já estaria fixando uma memória. Mas não tenho ideia de como eles fariam isso”, afirmou.
A possibilidade de “programar mentes”, o que já vem sendo testado com ratos há algum tempo, parece já estar próxima de ser uma realidade. O especialista e neurocientista Joseph LeDoux afirma que não sabe como isso será feito, mas que certamente vai acontecer em breve.
Recentemente, a mesma Darpa causou polêmica com outras duas tecnologias: chips para autenticação de informações biométricas e tatuagens eletrônicas que permitiriam leitura de informações das mentes dos usuários.
Men in Black (MIB) e o Neuralyzer, que apaga memórias (Foto: Reprodução/MIB)Men in Black (MIB) e o Neuralyzer, que apaga memórias (Foto: Reprodução/MIB)

A tecnologia da Darpa lembra o neuralyzer, um dispositivo usado pelos personagens do filme Men in Black (MIB), no Brasil, Homens de Preto. No formato de um tubo metálico, o aparelho dá um flash brilhante que apaga as memórias do passado de horas antes, dias, semanas, meses ou mesmo anos.
Via Global Research   por   Para o TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário