domingo, 30 de junho de 2013

Assunto de aula- Dengue

Série de vídeos apresenta diversos aspectos da dengue e do mosquito transmissor da doença. Material está disponível na internet para professores, alunos e público em geral.                 
Assunto de aula
As vídeo-aulas sobre dengue desfazem mitos e explicam diversos aspectos da doença. (foto: reprodução)
É preciso conhecer o inimigo para melhor combatê-lo, já dizia o general chinês Sun Tzu. A lógica pode ser batida, mas se aplica bem ao controle da dengue. Por isso a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma série de vídeo-aulas para ensinar sobre a doença e o seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
São dez vídeos curtos em que especialistas explicam diversos aspectos da dengue, desde a história da doença, passando pela biologia do mosquito transmissor, até as estratégias de controle do inseto.
O principal objetivo do projeto é esclarecer a população e, assim, otimizar as estratégias civis de combate às epidemias de dengue.
“Quando levamos em conta que 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das casas das pessoas, fica fácil perceber que é praticamente impossível creditar ao poder público a responsabilidade exclusiva pelo controle e vigilância da doença”, explica a idealizadora da iniciativa, a bióloga Denise Valle. “Para prevenir, é preciso saber o que fazer e é isso que pretendemos com esse material.”
Confira o primeiro vídeo da série
Nos vídeos, são desfeitos alguns mitos, como o de que consumir alho em grandes quantidades espanta o mosquito da dengue, e explicadas informações importantes, como o fato de que em apenas 10 minutos em contato com a água, ovos colocados até um ano antes eclodem e dão origem a larvas.
Também são fornecidas dicas para a proteção individual contra o mosquito e procedimentos para evitar a formação de criadouros do inseto. Além disso, o último módulo de aulas apresenta as estratégias públicas mais atuais para o controle da doença, como o projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil, que propõe a soltura de mosquitos implantados com uma bactéria que os impede de transmitir o vírus da dengue.
As vídeo-aulas foram pensadas especialmente para professores e alunos e estão sendo divulgadas pelas secretarias de educação estaduais e para colégios públicos e particulares. Mas podem ser vistas por qualquer pessoa no site do projeto.
Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário