Um agroglifo é uma zona num campo de trigo ou de outros cereais semelhantes, onde certas espigas foram achatadas para formar diversas formas geométricas, algumas em 3 dimensões e outras em 2. Estas formas vão desde um círculo simples com alguns metros de diâmetro a uma composição de varias centenas de metros com numerosas secções de desenhos.
A explicação da formação destas figuras é muito controversa.  A explicação mais simples, a defendida pelos cepticismo cientifico, é uma acção  humana deliberada: os agroglifos são uma produção artística humana. Neste contexto,  o método de realização utiliza um ou dois planos sobre papel e abaixam os  caules com cordas, estacas ou tábuas. Muitos agroglifos foram produzidos  seguindo estes procedimentos, provando a sua viabilidade. Mas existem outras  correntes com explicações que asseguram que a origem seria devido a OVNIS ou a  manifestações de energia.
Os primeiros agroglifos apareceram no Sul de Inglaterra  (Hampshire, Wiltshire) pelos anos 70. Enquanto o tempo passava, mais agroglifos  apareciam, e ficaram cada vez mais complexos: os primeiros eram simples discos,  e depois os dos anos 90 estavam muito elaborados: mensagens, sinais, desenhos  de objectos manufacturados, … Todas estas transformações surgiram claramente  porque o papel dos artigos de jornais e as reportagens televisivas sobre o  assunto se multiplicavam até ao final dos anos 80, o que foi importante para a  criação deste fenómeno.
Certas pessoas consideram que os agroglifos, ou pelo  menos alguns deles não podem ser fabricações humanas. E o seu
argumento é que  os adereços mais complexos não podiam, pelo seu ponto de vista, ter sido  realizados de modo secreto e em apenas uma noite, por um grupo simples, mesmo  organizados. Alias, certos restos causados pelas radiações seriam muito  difíceis de reproduzir. E mais, argumentam que em alguns dos agroglifos mais  famosos, as plantas sofreram modificações estranhas: Em algumas as sementes  germinaram cinco vezes mais rapidamente que o normal e outras plantas ficaram  estéreis.
Os defensores da teoria de que a origem dos agroglifos é  extraterrestre é que encontraram modificações estruturais profundas nalgumas  das plantas cortadas (não foram dobradas simplesmente) e que germinaram  sementes extraídas delas. Também estabeleceram uma aproximação com as obras  encontradas na América do Sul sobre as terras das civilizações pré-colombianas.  Estas obras apenas são uma espécie de pista no chão, graças à disposição de  pedras. Certos cientistas dizem que é uma pista de aterragem para  extraterrestres. São apenas hipóteses mas alguns desses desenhos foram  permanecendo ao longo do tempo e são visíveis actualmente.

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário