domingo, 30 de junho de 2013

Como se faz um círculo na plantação?

Os círculos nas plantações parecem ser formações muito complexas, com muitas formas geométricas ligadas a desenhos sofisticados. Mas o básico da criação de um círculo na plantação e as ferramentas envolvidas são, na verdade, razoavelmente simples.
Em geral, os desenhistas de plantação seguem os seguintes passos:
  1. escolhem um lugar;
  2. criam um diagrama do desenho (apesar de alguns preferirem deixar para ter uma idéia quando chegarem ao local);
  3. vão ao campo e usam cordas e medidas para medir o círculo;
  4. um deles fica no meio do círculo proposto e se vira em um pé só enquanto empurra as plantas para baixo com o outro pé para fazer um centro;
  5. a equipe faz o raio do círculo usando um longo pedaço de corda amarrado dos dois lados a uma prancha de aproximadamente 1,2 m, chamada de pisadora de hastes (também pode ser usado um cilindro de jardim). Um membro da equipe fica no centro do círculo enquanto o outro caminha em volta da extremidade do círculo, colocando um pé no meio da tábua para fazer o contorno do círculo.

    Fotos cedidas circlemakers.org
    Os desenhistas de círculos Rod Dickinson e Wil Russell em ação
    Em agosto de 2004, a National Geographic entrou em contato com uma equipe que incluía os desenhistas de círculos John Lundberg, Rod Dickinson e Wil Russell e pediu uma demonstração à luz do dia, em Wiltshire, para um documentário sobre círculos nas plantações. Estes são os projetos dos trabalhos:

Foto cedida por circlemakers.org
Essas são as ferramentas que usaram:

Foto cedida por circlemakers.org
O criador de círculos John Lundberg mostrando um dos 'pisadores de hastes' (em frente ao grupo) que sua equipe usará para criar a formação
Este é o círculo resultante:

Foto cedida por circlemakers.org
Esta formação, criada em um campo em frente ao Monte Silbury, em Wiltshire, demorou quatro horas para ser criada
Os fazedores de círculos evitam ser pegos ao trabalharem à noite e escondendo seus rastros em marcas existentes de trator.
Círculos nas plantações para fins lucrativos
Alguns desenhistas de círculos estão transformando seu talento em um verdadeiro negócio, e lucrando muito com isso. Uma equipe com os artistas John Lundberg, Rod Dickinson e Wil Russel viaja pelo mundo todo fazendo círculos em plantações como propaganda de grandes corporações. Sua lista de clientes inclui uma empresa de chips de computadores multibilionária, um fabricante de automóveis e uma empresa de televisão digital. Apesar de não divulgarem exatamente quanto eles ganham por desenho em plantação, seus ganhos estão entre as centenas de milhares de dólares.

Fotos cedidas por circlemakers.org
Para a empresa Sanrio (em inglês), a equipe trabalhou com outros artistas para criar um retrato de 60 metros em um campo de trigo em Yatesbury, Wiltshire, para comemorar o 30º aniversário de Hello Kitty

Nenhum comentário:

Postar um comentário