terça-feira, 15 de novembro de 2011

TRABALHANDO GEOMETRIA NA 5ª SÉRIE

TRABALHANDO GEOMETRIA NA 5ª SÉRIE

ATIVIDADE I: Triângulo Equilátero - Triângulo Isósceles - Quadrado - Retângulo


ATIVIDADE II: Paralelogramo - Losango


ATIVIDADE III: Construindo Macros


ATIVIDADE IV: Exercitando a Visão Espacial


ATIVIDADE V: Mosaicos
ATIVIDADE I: Primeiras formas geométricas.
1. Triângulo Equilátero: é um polígono com três lados iguais.
Vamos à construção! Lembre-se que o triângulo construído deve ser estável, ou seja, ao movimentarmos seus vértices, o triângulo continuará sendo equilátero.
Construa um segmento de reta (Menu 3/Item 2)e chame seus pontos extremos de A e B (Menu 10/Item 1).
Construa uma circunferência com centro no ponto A e raio AB (Menu 4/Item 1).
Sobre a circunferência construída, marque um ponto (Menu 2/Item 2) e chame-o de P (Menu 10/Item 1).
Construa um segmento com extremos nos pontos A e P (Menu 3/Item 2).
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Meça os segmentos AB e AP (Menu 9/Item 1).
O que você descobriu?




Movimente o ponto P e tente descobrir qual a posição que ele
deve estar para que quando ligarmos os B e P o triângulo
ABP seja equilátero.
Construa agora uma circunferência com centro no ponto B e raio BA (Menu 4/Item 1). Sobre ela, marque um ponto
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Movimente os pontos P e Q e descubra onde
devemos colocar o terceiro vértice do triângulo.
O terceiro vértice do triângulo deve ser colocado na intersecção das duas circunferências. Podemos, então, "apagar" os pontos C e D e "esconder" (Menu 11/Item 1) as circunferências.


Experimente movimentar os pontos A e B e veja o que acontece. O triângulo ABC muda de tamanho, muda de posição mas permanece equilátero.
Observe que o ponto C não pode ser movido. Por que?




2. Triângulo Isósceles: é um triângulo dois lados iguais.
Vamos à construção! Lembre-se que o triângulo deve ser estável sob a ação do movimento.
Construa um segmento de reta (Menu 3/Item 2) e chame seus pontos extremos de A e B (Menu 10/Item 1).
Marque o ponto médio desse segmento (Menu 5/Item 3) e chame-o de M (Menu 10/Item 1). 
Trace a reta perpendicular ao segmento AB que passa pelo ponto M (Menu 5/Item 1).

Marque um ponto sobre a reta perpendicular que você construiu (Menu 2/Item 2) e chame-o de C (Menu 10/Item 1).

Trace os segmentos AC e BC (Menu 3/Item 2). Você acabou de construir um triângulo isósceles. Pode "esconder" a reta perpendicular e o ponto M (Menu 11/Item 1).

Movimente os pontos A, B e C e veja o que acontece. Mudamos o tamanho e a forma do triângulo mas ele continua sendo isósceles.
3. Quadrado: é um polígono com quatro lados e quatro ângulos retos.
Siga os passos indicados no desenho para construir seu quadrado.




DESAFIO: Construa um quadrado a partir de sua diagonal.


Resposta


4. Retângulo: é um polígono de quatro lados, com quatro ângulos retos.
Siga os passos indicados no desenho para construir seu retângulo.




DESAFIO: Com as construções já feitas podemos planificar os poliedros tetredro, octaedro e cubo. Experimente!
ATIVIDADE II
Construa os polígonos abaixo da maneira que achar mais fácil.


Lembrando que:
PARALELOGRAMO é um polígono com quatro lados, sendo que seus lados opostos são paralelos dois a dois.
LOSANGO é um polígono com quatro lados iguais.

ATIVIDADE III
Vamos agora construir os macros dos polígonos que aprendemos nas Atividades I e II. Para tanto, basta acompanhar os passos indicados abaixo.
Se você ainda não sabe fazer macros, clique aqui para uma primeira explicação detalhada.
1. Macro para Triângulo Equilátero
Conforme a construção feita na Atividade I, definimos:
Objeto Inicial: lado do triângulo (segmento AB).
Objeto Final: Triângulo (polígono).




2. Macro para Triângulo Isósceles
Conforme a construção feita na Atividade I, definimos:
Objeto Inicial: base do triângulo (segmento AB).
Objeto Final: Triângulo (polígono).
Observe que neste macro não temos controle sobre a altura relativa ao lado base. Para controlar a altura, considere a seguinte construção:


Objeto Inicial: pontos A, B e P (nesta ordem).
Objeto Final: Triângulo Isósceles (polígono).

O triângulo construído terá base AB e altura AP.




3. Macro para Quadrado
Conforme a construção feita na Atividade I, definimos:
Objeto Inicial: lado do quadrado (segmento AB).
Objeto Final: Quadrado (polígono).




4. Macro para Retângulo
Para termos controle sobre o tamanho dos dois lados do retângulo, vamos fazer o macro a partir da construção abaixo:

Objeto Inicial: três pontos (pontos A, B e P).
Objeto Final: Retângulo (polígono).
OBS.: O retângulo terá lados de medida AB e AP.




5. Construindo Macro para Paralelogramo
Para a construção que fizemos na Atividade II, temos:
Objeto Inicial: três pontos (pontos A, B e C).
Objeto Final: Paralelogramo (polígono).




6. Construindo Macro para Losango
Para a construção que fizemos na Atividade II, temos:
Objeto Inicial: uma diagonal (segmento AC).
Objeto Final: Losango (polígono)
Observe que não temos controle sobre o tamanho da outra diagonal. Na construção abaixo, podemos controlar o tamanho das duas diagonais.
Objeto Inicial: pontos A, B e P (nesta ordem).
Objeto Final: Losango (polígono).
As diagonais terão tamanhos AB e MP.

ATIVIDADE IV
Nesta atividade, vamos exercitar um pouco de nossa visão espacial, ou seja, a partir de uma figura espacial, desenharemos suas vista frontal(o que enxergamos quando a olhamos de frente), lateral (o que enxergamos quando a olhamos de lado) e superior (o que enxergamos quando a olhamos de cima). Abaixo temos um exemplo de uma figura sólida e as três visões mencionadas:


DESAFIO:Construa as vistas frontallateral e superior das figuras espaciais abaixo. Utilize a grade quadriculada do CABRI: vá ao Menu 11/Item 7 (Show Axes) para mostrar o sistema de eixos coordenados e em seguida vá ao Menu 11/Item 9 (Define Grid) para que apareça a grade quadriculada.


Agora que você já sabe construir diversas formas geométricas vamos construir mosaicos com estas formas. A utilização de macros facilitará nosso trabalho.
Abaixo, temos alguns exemplos de mosaicos, utilizando algumas das figuras que vimos.
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Procure criar seus próprios mosaicos, utilizando as formas geométricas já aprendidas.

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